quarta-feira, 21 de dezembro de 2011



 
ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTOR: IVETH CORREA
ALUNA: LEILA CARDOSO DA SILVA FREITAS




Aula - Reeleitura da obra “Os Retirantes”



Lagoa do Mato-MA



Escola: Centro de Ensino Senador José Neiva
Área de conhecimentos:Linguagens Códigos e Suas Tecnologias
Disciplina: Arte
Conteúdo: Os Retirantes de Cândido Portinari
Ano do Turno Vespertino


Aula - Reeleitura da obra “Os Retirantes”

Estratégias e recursos da aula
Aula expositiva e  dialógica: com a participação, socialização e interação dos alunos ao decorrer das tarefas.
 Apresentação da obra de Portinari através do data show;
 Pesquisa na internet;
 Produção textual oral (análise, argumentação das ideias).
 Recursos:
      Data show;
      Computadores;
      Internet.
Iníciar a aula com o trabalho de questionamentos com os alunos, levantamento do conhecimento prévio referente à obra de Portinari, “Retirantes” que será exibida com o data show e se possível uma cópia colorida para cada aluno.
Incentivar o aluno para participar e defender os próprios pontos de vista de forma clara e organizada e ouvir com atenção a opinião do colega;
Possibilitar a todos a participação e estimular o desenvolvimento das habilidades estéticas na observação de obra de artes, relacionando a realidade com o mundo sensorial criado nas obras;
Pesquisa coletiva, sobre a obra Os Retirantes de Cândido Portinari usando laboratório de informática da escola.
A avaliação será através da participação e desempenho nas atividades orais e escritas de forma contínua.

É fundamental que o ensino das artes visuais contemple aspectos relacionados com o fazer artístico dos alunos, suas técnicas e procedimentos, a apreciação da arte entendida como leitura das imagens e a contextualização histórica que situa a obra em seu tempo e espaço e costura as ligações com o cotidiano
A leitura de imagem  é, na verdade, um recurso a mais para tornar atraente o ensino da arte e desenvolver habilidades para a compreensão da gramática visual. Tomando com exemplo a imagem estudada, Os retirantes, é possível que o aluno, ao ser estimulado a expressar seus sentimentos em relação à obra, poderão dialogar entre si, refletir sobre sua realidade e a realidade de outros povos, semelhanças e diferenças e o que isto pode servir para sua vida.

Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro Os Retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Quando se expõe os alunos a obras de arte no original essas desafiam seu poder de observação e oferecem conhecimento que os habilita para esforços criativos posteriores. O mundo orientado visualmente torna-se um elemento ativo na sala de aula por meio da percepção, da análise, da imaginação e da expressão, da produção ou do fazer arte na escola.



Obs:

 Site do Projeto Portinari

www.portinari.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário