quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDENCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTORA: IVETH CORREIA
ALUNA: BERENICE RODRIGUES DE SOUSA GUIMARÃES









PRATICANDO INGLÊS ATRAVÉS DAS TICs












Lagoa do Mato - MA
2011





Identificação
Tema
          Praticando inglês através das TICs
Nome da escola/localização
               Centro de Ensino senador José Neiva
Rua do Sol, S/N
Cursista
                Berenice Rodrigues de Sousa Guimarães 
Tutora
                Ivethe Correia
Área do Conhecimento
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Disciplina
Língua Inglesa
Público Alvo
              2º ano, ensino médio – 35 alunos
Recursos
Computador,cd, dvd e data show


JUSTIFICATIVA
Para aprender o idioma estrangeiro atualmente faz-se necessário  como processo de comunicação, precisa-se usar recursos que dão ênfase a intenção que o emissor quer transmitir. Assim a mensagem é compreendida ou reforçada por algum elemento como a música que os jovens gosta tanto através do computador
.Na realização deste processo o homem tem criado meios para se comunicar-se o computador foi uma das maiores invenções para os meios de comunicação principalmente para a juventude atual..
Como a musica exerce um fascínio sobre os adolescente e mais ainda com essas máquinas maravilhosas que a tecnologia nos oferece e que estão presentes em todas as esferas da vida social, como na escola e no lazer é que levamos os alunos a pesquisar sobre a musica em idioma estrangeiro.
Diante disso, a proposta é que a atividade seja feita com auxílio do computador, onde os alunos irão fazer pesquisas na internet de vários musicas e vão compreender suas linguagens.

OBJETIVOS

Geral

  • Compreender a língua inglesa como instrumento de interação e socialização através da musica como uso das funções da linguagem na mídia impressa eletrônica.

Específicos

  • Utilizar a internet para pesquisar musica em língua inglesa
  • Compreender as características da língua inglesa no nosso cotidiano;
  • Identificar a função predominante em cada musica
  • Compreender o uso do computador para fins pedagógicos;
  • Utilizar programas de computador para elaborar as atividades;

METODOLOGIA

A atividade foi aplicada em uma turma de 35 alunos da 2 º série do ensino médio. A turma será dividida em três grupos, cada um irá pesquisar na internet as musicas a serem escolhidas para as  atividades.
1º grupo: pesquisou a letra da musica
2º grupo: ouviram a musica no computador e escolher a musica para a atividade
3º grupo: gravou a musica em CD para ser utilizado na sala de aula

Após a pesquisa, os grupos elaboraram as atividades em CD a partir da musica pesquisado no computador,   para ser apresentados à turma. Como todo o trabalho será foi no laboratório de informática, estive presente esclarecendo as duvidas que  surgirem no momento da atividade proposta . Na  apresentação da atividade, em sala de aula, foi utilizado, além do computador, um data show.

CRONOGRAMA

Atividades
01/12/2011

Pesquisa
05/12/2011

Gravação em CD

07/12/2011
Apresentação dos grupos

16/12/2011

AVALIAÇÃO
Depois de todo o trabalho pronto reunimos no pátio da escola com outras turma para ser apresentado para a escola como o todo, foi a culminância do projeto, foi muito bom. Os resultados esperados foi muito alem de minhas expectativas, os alunos realmente se empolgaram com a música e a escola já pensa trabalhar outras turmas e transformar o projeto em atividade maior para 2012.


REFERÊNCIAS
Relatos de experiências: novas tecnologias na pratica pedagógicas São Luis:Secretaria de Estado da Educação. 2008, pesquisado em novembro de 2011
WWW.espaçoacademico.com.br/085/rocha.htm,  pesquisado em novembro de 2011
WWW.clubedoprofessor.com.br.../artigojunior.htm, pesquisado em novembro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário