ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
SUPERVISÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
TUTORA: IVETH CORRÊA
ALUNA: LEILA CARDOSO DA SILVA FREITAS
TRABALHANDO LITERATURA DE CORDEL ATRAVÉS DAS TIC`s
Lagoa do Mato/MA
2011
IDENTIFICAÇÃO
Escola: Centro de Ensino Senador José Neiva
Localização: Rua do Sol, S/N
Cursista: Leila Cardoso da Silva Freitas
Tutora: Iveth Corrêa
Público Alvo: 1º Ano do Ensino Médio – 35 alunos
Áreas de conhecimento: Linguagem Códigos e suas Tecnologias
Disciplinas: Língua Portuguesa e Arte
Tema: Trabalhando Literatura de cordel através das TIC`s
Gênero Textual: Textos Narrativos
JUSTIFICATIVA
Este projeto está pautado na elaboração de um trabalho interdisciplinar, com as disciplinas supracitadas. Acreditando na necessidade dos alunos estarem em contato com o texto literário, com a produção cultural, foi desenvolvido um trabalho, tendo como eixo a literatura de cordel. O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado, a partir da divulgação da produção cultural do povo e da região em que está inserida. A Literatura de Cordel sugere a integração entre a arte e o professor, a escola, o aluno e a cultura popular de diferentes épocas até a contemporaneidade, possibilitando também o contato da linguagem popular com os acontecimentos reais de uma região. Este contato com elementos mais próximos da realidade do aluno e dos professores contribuindo para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois o vocabulário usado na Literatura de Cordel é ou pode ser mais semelhante à linguagem cotidiana do aluno, tornando a compreensão de textos mais fácil.
Nesse contexto, explicar as diversas concepções ao aluno em relação ao ensino-aprendizagem da leitura e da escrita nas diversas disciplinas escolares e a partir dela, levar subsídios para a construção do projeto e refletir sobre as estratégias de leitura e de produção de textos literários. Assim, a partir desse momento torna-se mais fácil que o aluno se perceba como um ser pensante e crítico, capaz de compreender não só a si mesmo como também ao outro e, conseqüentemente, tornar-se apto a intervir na realidade, a fim de mudá-la para melhor.
A perceptiva deste projeto é trabalhar as transformações sociais contemporâneas através das novas tecnologias educacionais. Desse modo, literatura de cordel nesse trabalho, consideradas não apenas como registro e representações da vida humana, mas também, e, sobretudo, como sistemas de significação cujas diferentes práticas perpassam toda sociedade. Propiciar aos alunos um trabalho de relevância na sociedade, permitir a interação da leitura e escrita, na escola, aperfeiçoarem as habilidades do aluno enquanto leitor e escritor de textos literários, sistematizar alguns pressupostos teóricos relacionados aos processos de leitura e de escrita, organizados em torno dos diversos componentes da língua: em pesquisas, oficinas de leitura, contação de história, produções textuais de cordel, e de estratégias de organização e utilização da biblioteca e laboratório de informática da escola. Dessa forma, o projeto desenvolveu-se junto ao alunado, por meio do trabalho com um tema que articulou os saberes relacionados às áreas de Língua Portuguesa e Arte. |
OBJETIVOS
Geral
· Compreender o gênero textual através de experiências de produção textual com temática livre e características não fugindo do gênero específico: literatura de cordel, levando à aproximação dos alunos ao gênero textual em questão utilizando os mais variados recursos de mídia.
Específicos
- Desenvolver a produção de texto, focando o gênero, cordel;
- Desenvolver habilidades de leitura de textos cordelistas;
- Identificar os grandes temas explorados pela literatura de cordel e analisá-la no contexto social;
- Aprimorar a escrita através das atividades desenvolvidas;
- Estimular o trabalho com os alunos em equipe;
- Utilizar a literatura de cordel como fonte de informação e ponto de partida para o debate da realidade contemporânea;
- Historiar o surgimento da literatura de cordel, sua transplantação para o nordeste brasileiro e a cultivação pela cultura popular;
· Conhecer, recriar e expressar-se artisticamente por meio da Literatura de Cordel.
· Trabalhar o período histórico em que surgiu o Cordel, por meio de narrativas resgatando a memória oral e coletiva dos personagens anônimos e personalidades históricas que ajudaram a construí-lo.
RECURSOS E TECNOLOGIAS UTILIZADAS
Livro didático e Paradidático
Papel chamex, papel cartão e pincéis
Impressora
Internet
Power Point
Microfone
Caixa amplificada
Câmera digital
Micro-sister
DVD, TV e data show.
METODOLOGIA
A metodologia do trabalho foi desenvolvida através de Seqüências Didáticas que propiciaram o uso das novas tecnologias e laboratório de informática presentes na escola, a fim de propiciar aos alunos a possibilidade de pesquisarem, nos meios de circulação virtuais, informações acerca da Literatura de Cordel. Os alunos fizeram uso dos recursos de informática para a digitação e impressão dos textos elaborados e para o planejamento das imagens presentes nas xilogravuras.
A execução do projeto ocorreu em seis etapas:
1º Passo
Momento de sensibilização convidando os alunos para participarem do projeto. Apresentação aos alunos um pouco da história do Cordel, como ele surgiu, onde e desde quando ele existe principalmente sua origem no Brasil.
2º Passo
Divisão de grupos de cinco alunos, em seguida leitura prévia, na biblioteca como ponto de partida para a exploração da temática da obra.
3º Passo
Pesquisa na internet da escola realizada pelos alunos sobre os textos literários (cordel)
Coleta de material na biblioteca da escola para ser analisado em sala de aula;
4º Passo
Pesquisa de campo na comunidade para analisar a preferência sobre o tipo de texto literário que mais o apreciam (cordel, poesia, crônica).
5º Passo
Analise do material das pesquisas, na biblioteca, na internet na comunidade escolar
Produção de textos e confecção de xilogravuras pelos alunos acompanhados pelos professores.
6º Passo
Escolha dos trabalhos confeccionados para serem apresentados e divulgados na culminância do projeto
Exposição dos trabalhos dos alunos no pátio da escola
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades | Responsável | Período de realização |
Sensibilização comunidade para participarem do projeto | Professores e Alunos | 01/12/2011 |
Leitura e exploração da temática | Alunos e Professor | 02/12/2011 |
Pesquisa na biblioteca internet sobre os textos literários | Alunos acompanhados pelo Professor | 05 a 08/12/2011 |
Pesquisa de campo com a comunidade escolar | Alunos | 09/12/2011 |
Análise do material selecionado | Professor e alunos envolvidos | 12 a 14/12/2011 |
Produção de texto narrativo cordel e confecção de trabalhos (xilogravuras) | alunos | 15 e 16 a/12/2011 |
Computador (Editor de texto Writer) Confecção dos cordéis | Os alunos com os textos já elaborados irão confeccionar os cordéis, ilustrar de acordo com a narrativa. | 19 /12/2011 |
Escolha dos trabalhos para serem divulgados | Professores | 20/12/2011 |
Divulgação e apresentações dos trabalhos no pátio da escola | Alunos, Professores e comunidade escolar | 22/12/2011 |
AVALIAÇÃO
O processo avaliativo contemplou os aspectos qualitativos e quantitativos das atividades permitiram ao professor a avaliação contínua, além de avaliar o interesse, participação e envolvimento dos alunos durante o projeto.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
BUSSATO, C. Contar e Encantar: Pequenos segredos da narrativa. 5ª Ed.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
JOTA BARROS. O cordel e a xilogravura [Álbum] / Jota Barros. Com texto de Hugo Pedro Carradore. 1981.
Ótimo post! O blog de vocês está de parabéns, continue assim! coloquem as fotos,fica dica bjs.
ResponderExcluir